Avançar para o conteúdo principal

5 dicas de Como estudar a bíblia

            


            Estudar a bíblia é como construir uma casa, primeiro você começa pela fundação e depois as paredes e todo o resto. A fundação são as primeiras 2 dicas e as 3 ultimas são as paredes. E no final tem uma dica Bônus, que me ajudou bastante nas minhas leituras e tenho certeza que também te ajudará.


1  faça uma oração antes da leitura.


Veja o que diz 2 cor 2:14


            As pessoas que não têm o Espírito, não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente. 


            A razão nunca será superior ao Espírito Santo no entendimento das Escrituras. Deus nos deu inteligência e a capacidade de raciocinar, mas a menos que sejamos dirigidos pelo Espírito de Deus, nosso raciocínio nos desviará da verdade. Então sempre faça uma oração antes da leitura pedindo direção a Deus.


            A segunda dica que ainda faz parte do fundamento da nossa casa.


2 Estude a bíblia procurando por cristo e não por si mesmo.


            Muitas pessoas abrem a bíblia pensando: O que o Senhor tem para falar sobre mim? Mas embora sejamos edificados e abençoados toda vez que abrimos a bíblia, ela não é sobre você, mas sobre Cristo, de Gênesis a Apocalipse. Todos os personagens que aparecem tem a ver com Cristo de alguma forma. Por exemplo, a Maioria das pessoas veem a história como elas mesmas sendo Davi, enfrentando o gigante que são os problemas da Vida. Quando na realidade, é sobre Cristo, Davi é uma figura de Cristo que derrota o gigante que é a morte. E nós somos no máximo a multidão que estava tremendo de medo esperando por um salvador. 


            Bem agora que já estabelecemos o fundamento da Casa vamos às paredes. Mas não se tratam de paredes convencionais essas paredes são verdadeiros quebra-cabeças que vc deve colocar na posição correta e não forçá-las para encachar do seu jeito. E para que vc consiga encaixar as peças corretamente é que trago as próximas 3 dicas.


3 Contextualize o texto


            Quem escreveu? Porque escreveu? Onde escreveu? Para quem escreveu? São perguntas preciosas que devem ser feitas antes de estudar um livro da bíblia, por exemplo. E contextualizar, vai além de pensar o contexto histórico, isto é, antes de tirar conclusões de um texto precisamos saber o que o resto da bíblia fala sobre o assunto. O apóstolo Pedro diz:


            Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 2 Ped, 1:20


            Isto é, a bíblia interpreta ela mesma. Nunca tire conclusões com versículos isolados. Para entender bem um capítulo é sempre bom ler os versos anteriores e talvez os versos seguintes. Lembre-se que as divisões por capítulos e versículos são artificiais isto-e, o texto foi escrito por inteiro sem essas divisões, que nos ajudam a encontrar os textos, mas às vezes nos atrapalham a interpretá-los.


            Foi usando essa técnica que descobrimos que Deus não criou o mal nesse vídeo sobre Isaías 45:7 que deixarei aqui nos cards.


4 Faça anotações


            É muito importante que você faça anotações, grifar o texto ou mesmo fazer pequenas ilustrações. Eu não recomendo aquelas ilustrações que cobrem toda a bíblia porque tira o foco da Palavra e leva para sua arte. O ponto central é a palavra, então pequenos desenhos podem te ajudar a guardar uma passagem. Marcações e anotações te permitem encontrar os textos mais facilmente quando você precisar revisitá-los. Então marque o seu texto e faça anotações que vc julgue serem pertinentes.




5 Utilize comentários e dicionários bíblicos


            Realmente é muito fácil nos perder nas nossas próprias interpretações e tentar forçar as peças do quebra cabeça conforme o nosso próprio entendimento.

Então, É sempre bom conferir se os nossos pensamentos estão alinhados com aqueles que sabem ou sabiam mais de bíblia do que nós. 


            Eu uso o comentário de Darby. Ele não apenas traduziu a bíblia com uma das traduções mais fiéis como também a comentou. No site bible truth publishers existe um monte de comentários gratuitos, eles estão em inglês, mas nada que o Google tradutor não resolva. O link estará na descrição.


 6 E temos a dica bônus. Use aplicativos


            Hoje você não precisa gastar uma fortuna com bíblias impressas ou comentários, se você puder tê-los é um bom investimento, mas caso não possa, os aplicativos são as melhores soluções. Eu utilizo o E-sword que é gratuito. Nele você pode baixar vária versões da bíblia. No vídeo abaixo eu explico porque é importante utilizar mais de uma versão da bíblia.





            Nele você também pode baixar diversos comentários bíblicos, dicionários ou mesmo mapas históricos que te ajudarão a contextualizar bem o texto. Você também pode grifar a bíblia e fazer suas próprias anotações.


Bem essa são as minhas 6 dicas comente aí embaixo se você tem outras dicas de estudo ou se algumas dessas são novas para você.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d