Estudar a bíblia é como construir uma casa, primeiro você começa pela fundação e depois as paredes e todo o resto. A fundação são as primeiras 2 dicas e as 3 ultimas são as paredes. E no final tem uma dica Bônus, que me ajudou bastante nas minhas leituras e tenho certeza que também te ajudará.
1 faça uma oração antes da leitura.
Veja o que diz 2 cor 2:14
As pessoas que não têm o Espírito, não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente.
A razão nunca será superior ao Espírito Santo no entendimento das Escrituras. Deus nos deu inteligência e a capacidade de raciocinar, mas a menos que sejamos dirigidos pelo Espírito de Deus, nosso raciocínio nos desviará da verdade. Então sempre faça uma oração antes da leitura pedindo direção a Deus.
A segunda dica que ainda faz parte do fundamento da nossa casa.
2 Estude a bíblia procurando por cristo e não por si mesmo.
Muitas pessoas abrem a bíblia pensando: O que o Senhor tem para falar sobre mim? Mas embora sejamos edificados e abençoados toda vez que abrimos a bíblia, ela não é sobre você, mas sobre Cristo, de Gênesis a Apocalipse. Todos os personagens que aparecem tem a ver com Cristo de alguma forma. Por exemplo, a Maioria das pessoas veem a história como elas mesmas sendo Davi, enfrentando o gigante que são os problemas da Vida. Quando na realidade, é sobre Cristo, Davi é uma figura de Cristo que derrota o gigante que é a morte. E nós somos no máximo a multidão que estava tremendo de medo esperando por um salvador.
Bem agora que já estabelecemos o fundamento da Casa vamos às paredes. Mas não se tratam de paredes convencionais essas paredes são verdadeiros quebra-cabeças que vc deve colocar na posição correta e não forçá-las para encachar do seu jeito. E para que vc consiga encaixar as peças corretamente é que trago as próximas 3 dicas.
3 Contextualize o texto
Quem escreveu? Porque escreveu? Onde escreveu? Para quem escreveu? São perguntas preciosas que devem ser feitas antes de estudar um livro da bíblia, por exemplo. E contextualizar, vai além de pensar o contexto histórico, isto é, antes de tirar conclusões de um texto precisamos saber o que o resto da bíblia fala sobre o assunto. O apóstolo Pedro diz:
Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, 2 Ped, 1:20
Isto é, a bíblia interpreta ela mesma. Nunca tire conclusões com versículos isolados. Para entender bem um capítulo é sempre bom ler os versos anteriores e talvez os versos seguintes. Lembre-se que as divisões por capítulos e versículos são artificiais isto-e, o texto foi escrito por inteiro sem essas divisões, que nos ajudam a encontrar os textos, mas às vezes nos atrapalham a interpretá-los.
Foi usando essa técnica que descobrimos que Deus não criou o mal nesse vídeo sobre Isaías 45:7 que deixarei aqui nos cards.
4 Faça anotações
É muito importante que você faça anotações, grifar o texto ou mesmo fazer pequenas ilustrações. Eu não recomendo aquelas ilustrações que cobrem toda a bíblia porque tira o foco da Palavra e leva para sua arte. O ponto central é a palavra, então pequenos desenhos podem te ajudar a guardar uma passagem. Marcações e anotações te permitem encontrar os textos mais facilmente quando você precisar revisitá-los. Então marque o seu texto e faça anotações que vc julgue serem pertinentes.
5 Utilize comentários e dicionários bíblicos
Realmente é muito fácil nos perder nas nossas próprias interpretações e tentar forçar as peças do quebra cabeça conforme o nosso próprio entendimento.
Então, É sempre bom conferir se os nossos pensamentos estão alinhados com aqueles que sabem ou sabiam mais de bíblia do que nós.
Eu uso o comentário de Darby. Ele não apenas traduziu a bíblia com uma das traduções mais fiéis como também a comentou. No site bible truth publishers existe um monte de comentários gratuitos, eles estão em inglês, mas nada que o Google tradutor não resolva. O link estará na descrição.
6 E temos a dica bônus. Use aplicativos
Hoje você não precisa gastar uma fortuna com bíblias impressas ou comentários, se você puder tê-los é um bom investimento, mas caso não possa, os aplicativos são as melhores soluções. Eu utilizo o E-sword que é gratuito. Nele você pode baixar vária versões da bíblia. No vídeo abaixo eu explico porque é importante utilizar mais de uma versão da bíblia.
Nele você também pode baixar diversos comentários bíblicos, dicionários ou mesmo mapas históricos que te ajudarão a contextualizar bem o texto. Você também pode grifar a bíblia e fazer suas próprias anotações.
Bem essa são as minhas 6 dicas comente aí embaixo se você tem outras dicas de estudo ou se algumas dessas são novas para você.
Comentários
Enviar um comentário