Avançar para o conteúdo principal

O que são anjos na Bíblia?

 



            A palavra anjo significa mensageiro, espíritos enviados para executar determinado serviço (Heb. 1:14). E aparece majoritariamente de 2 formas na bíblia:


  1. Anjos convencionais, criaturas inteligentes de grande poder, mas que estão debaixo da autoridade de Deus Heb. 1:13

  2. E homens em uma posição de autoridade isso é o que lemos nos primeiros capítulos de apocalipse.

          

            O tema de hoje será sobre os anjos convencionais que são seres espirituais, mas não necessariamente bons como muitos podem pensar.


            Podemos dividir os anjos convencionais em duas categorias. Os anjos eleitos  (1 Tim. 5:21)  que são os que foram preservados por Deus e os anjos caídos. (Rev. 12:9), anjos que pecaram e caíram de sua posição juntamente com satanás. É importante notar que esses anjos que caíram, não caíram do céu, eles continuam nas regiões celestiais como estabelece efésios 6:12-18. Mas eles caíram da sua posição de honra que ocupavam perante Deus.


            Dos anjos eleitos, temos 3 categorias principais:


  1.  os Serafins, que são, muito provavelmente, os maiores na hierarquia E sabemos disso pela sua proximidade de Deus como vemos em Is 6:2,

  2. Os Querubins que são anjos que executam o julgamento de Deus. Quando Adão e Eva foram expulsos do Éden foram eles os responsáveis por guardar a entrada do Jardim (Gn 3:24, Ez 10:1-2)

  3. E o Arcanjo, (1 Ts 4:16) esse é no singular porque é assim que aparece na bíblia. Miguel é o único arcanjo encontrado. (Jude 1:9). Talvez existam outros, mas a bíblia não registra.


            E cabe uma observação que muitas vezes encontramos na bíblia a expressão “o Anjo do Senhor”, como no caso da libertação de Pedro da prisão. Ao que tudo indica trata-se do próprio Senhor Jesus.


            Dentre os anjos caídos, temos:


  1.  O próprio Satanás que liderou a rebeldia contra o Senhor e hoje luta contra os salvos.

  2. E algumas outras categorias que a bíblia não explica muito bem como 

Tronos (Cl 1:16), as Dominações (Cl 1:16), potestades (Cl 1:16), os Principados (Cl 1:16). Existe muita coisa escrita por aí sobre eles, mas já que a Bíblia não entra muito nesse assunto eu vou me limitar apenas em citá-los.


            E isso nos leva a um aspecto importante que é. Certa vez enviei flores para minha esposa em seu trabalho. E foi um motoboy que entregou. Mas o ponto importante é que ela nem se lembra do rosto do Motoboy porque quando recebeu o presente estava alegre com o pensamento em mim. Os anjos são como os motoboys de Deus  não devemos olhar demasiadamente para eles, mas para Deus. E talvez seja por isso que há tão pouca informação nas escrituras sobre eles. Devemos repeitá-los até porque estão hierarquicamente acima de nós Heb 2:7 Mas devemos olhar sempre para o autor da mensagem e seu conteúdo e não tanto para o mensageiro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d