A palavra anjo significa mensageiro, espíritos enviados para executar determinado serviço (Heb. 1:14). E aparece majoritariamente de 2 formas na bíblia:
Anjos convencionais, criaturas inteligentes de grande poder, mas que estão debaixo da autoridade de Deus Heb. 1:13
E homens em uma posição de autoridade isso é o que lemos nos primeiros capítulos de apocalipse.
O tema de hoje será sobre os anjos convencionais que são seres espirituais, mas não necessariamente bons como muitos podem pensar.
Podemos dividir os anjos convencionais em duas categorias. Os anjos eleitos (1 Tim. 5:21) que são os que foram preservados por Deus e os anjos caídos. (Rev. 12:9), anjos que pecaram e caíram de sua posição juntamente com satanás. É importante notar que esses anjos que caíram, não caíram do céu, eles continuam nas regiões celestiais como estabelece efésios 6:12-18. Mas eles caíram da sua posição de honra que ocupavam perante Deus.
Dos anjos eleitos, temos 3 categorias principais:
os Serafins, que são, muito provavelmente, os maiores na hierarquia E sabemos disso pela sua proximidade de Deus como vemos em Is 6:2,
Os Querubins que são anjos que executam o julgamento de Deus. Quando Adão e Eva foram expulsos do Éden foram eles os responsáveis por guardar a entrada do Jardim (Gn 3:24, Ez 10:1-2)
E o Arcanjo, (1 Ts 4:16) esse é no singular porque é assim que aparece na bíblia. Miguel é o único arcanjo encontrado. (Jude 1:9). Talvez existam outros, mas a bíblia não registra.
E cabe uma observação que muitas vezes encontramos na bíblia a expressão “o Anjo do Senhor”, como no caso da libertação de Pedro da prisão. Ao que tudo indica trata-se do próprio Senhor Jesus.
Dentre os anjos caídos, temos:
O próprio Satanás que liderou a rebeldia contra o Senhor e hoje luta contra os salvos.
E algumas outras categorias que a bíblia não explica muito bem como
Tronos (Cl 1:16), as Dominações (Cl 1:16), potestades (Cl 1:16), os Principados (Cl 1:16). Existe muita coisa escrita por aí sobre eles, mas já que a Bíblia não entra muito nesse assunto eu vou me limitar apenas em citá-los.
E isso nos leva a um aspecto importante que é. Certa vez enviei flores para minha esposa em seu trabalho. E foi um motoboy que entregou. Mas o ponto importante é que ela nem se lembra do rosto do Motoboy porque quando recebeu o presente estava alegre com o pensamento em mim. Os anjos são como os motoboys de Deus não devemos olhar demasiadamente para eles, mas para Deus. E talvez seja por isso que há tão pouca informação nas escrituras sobre eles. Devemos repeitá-los até porque estão hierarquicamente acima de nós Heb 2:7 Mas devemos olhar sempre para o autor da mensagem e seu conteúdo e não tanto para o mensageiro.
Comentários
Enviar um comentário