Avançar para o conteúdo principal

O que era o tabernáculo? O que ele tipifica?



            Tão logo temos um povo redimido após a saída do Egito, deixarei o vídeo sobre êxodo abaixo, caso você não tenha assistido, então temos o pensamento de Deus de habitar no meio de Seu povo. Deus não podia morar com eles no Egito, uma terra de idolatria e escravidão. Então após libertá-los os leva ao monte sinai onde entrega a Moisés as instruções para construção do tabernáculo. 


 Tal edifício deveria ser construído de acordo com as especificações de Deus nenhum detalhe foi insignificante e nada foi deixado à criatividade de Moisés. Encontramos no Novo Testamento que as coisas feitas eram “figuras das coisas que estão no céu” leia Hebreus 9:23. O tabernáculo, seus móveis e os muitos instrumentos eram figuras do verdadeiro. Neles vemos a sombra de Cristo – Sua pessoa e Sua obra.


Caso vocês queiram eu posso fazer um vídeo especificando melhor cada elemento do tabernáculo, se te interessa deixe aí nos comentários. Mas resumidamente qualquer um que se aproximasse do tabernáculo veria primeiro o pátio, um espaço fechado por cortinas penduradas em pilares. Ao entrar no pátio por seu único portão, a primeira coisa que se via era o altar de bronze. Nele era realizado o holocausto, os sacrifícios. O altar de bronze é um símbolo do sacrifício de Cristo na cruz.

Entre o altar de bronze e a tenda ficava a pia, na qual os sacerdotes lavavam as mãos e os pés sempre que se aproximavam para ministrar. A pia simboliza o poder purificador da Palavra de Deus aplicada a caminhada do cristão. (João 15: 3) 

Entrando no tabernáculo, algo que apenas um sacerdote poderia fazer encontramos uma sala que se chama santo lugar. O santo lugar continha a mesa dos pães da proposição, o castiçal de ouro e o altar do incenso que ficava “diante do véu”. Aqui os sacerdotes ministravam diariamente, queimando incenso que é um tipo, ou tipificação da intercessão de Cristo como estabelece Romanos 8:34

Quanto ao candelabro As lâmpadas estavam queimando “continuamente”. A luz tipificava a manifestação de Deus pelo Espírito, e eram sete lâmpadas no candelabro, pois o número sete indica a perfeição celestial. Doze pães estavam constantemente na mesa, que era uma tipificação tanto de Israel em associação com Cristo, como da generosidade de Deus que será administrada por meio de Israel à terra no reino (nesse contexto doze pães simbolizam as doze tribos). Separado por um véu estava uma sala especial, o santo dos santos, onde nem mesmo os sacerdotes comuns tinham acesso apenas o sumo sacerdote poderia entrar lá 1 vez por ano. No santo dos santos estava a arca da Aliança com seus detalhes que tipificam uma série de coisas, dentre elas o próprio Cristo e o trono de Deus.


Quão maravilhoso é entender o velho testamento através das lentes de Cristo, não é mesmo. Ver que tudo apontava para Ele e sua obra de redenção. Aí conseguimos entender colossenses capítulo primeiro que diz:


Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d