Avançar para o conteúdo principal

O que a restauração de todas as coisas de Atos 3:19-21?

             


            Olá a todos, hoje vou responder a dúvida de um inscrito do canal e grande amigo Thiago Duarte. Ele pergunta se a restauração de todas as coisas a que se refere Atos 3:19-21, significa restauração da igreja. O texto diz:

Arrependei-vos, portanto vos convertei para que assim sejam apagados os vossos pecados, de modo que da presença do Senhor venham tempos de refrigério, e Ele envie o Cristo, que já vos foi previamente designado: Jesus. É necessário que Jesus permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, conforme já decretou há muito tempo, por intermédio dos seus santos profetas. 


    Bem para analisar o texto eu usei as técnicas do vídeo abaixo intitulado "como estudar a bíblia":





E a terceira dica daquele vídeo era contextualize o texto. Ou seja, leia versículos anteriores, saiba o contexto do livro que você está lendo. E é exatamente isso que vamos fazer.


Bem, a primeira questão é que devemos ter cuidado ao tirar doutrinas do livro de Atos porque ele é um livro histórico, aliás o único do novo testamento. Ele registra o surgimento da Igreja do Senhor que no princípio era formada basicamente por Judeus, e alguns problemas e erros que ocorreram por falta de entendimento de que eles não mais estavam sob a Lei, mas sob a graça. E eles realmente não entenderam isso no começo e é por isso que vemos no início do capítulo, Pedro ir ao templo, fazer a oração da tarde, pois era comum aos judeus orar 3 vezes ao dia. (salmos 55:19 e Daniel 6:10). Lembrando que a Igreja do Senhor não precisa de templo, na dispensação da graça o lugar físico onde eles se reúnem não mais importa, cada cristão é o templo do Espírito Santo, apesar de as denominações não entenderam isso e gastarem os recursos dos irmãos na construção de templos sultuosos.


Bem, mas voltando ao texto, nos versos anteriores vemos Pedro curando um coxo de nascença na entrada do templo. O povo judeu que ali estava fica Maravilhado, mas Pedro aponta para Cristo dizendo que ele fazia essas coisas pelo poder daqueles que a pouco eles haviam crucificado. E é aí que entra o texto que é dúvida de nosso inscrito.


Bem pelo contexto já sabemos que o texto não se refere a Igreja, mas aos Judeus. Também vemos que Pedro estava falando aos Judeus que acabaram de crucificar a cristo e não a cristãos. Então a restauração de todas as coisas não se tratava da restauração da igreja, mas se trata da restauração que ocorrerá no milênio, e que os profetas do velho testamento haviam profetizado como o próprio texto menciona. É essa a restauração que os judeus esperam. Não podia se tratar da igreja que havia acabado de ser formada e não precisava ser restaurada.


A propósito, não existe na Palavra de Deus nenhuma indicação de que a Igreja será restaurada, porque ela é perfeita aos olhos de Deus, mas a igreja do Senhor está inserida num grupo de pessoas que se dizem cristãos. E esse grupo maior que produz o testemunho cristão é chamado de cristandade. O testemunho cristão, atualmente não é bom e irá de mal a pior até depois do arrebatamento assista ao vídeo sobre arrebatamento abaixo:





quando a Igreja do Senhor será retirada da Terra e ficarão apenas os cristãos da boca e eles seguirão o anticristo. Essa cristandade que fica para a tribulação é a prostituta de Apocalipse, a mulher que aparece montada sobre a besta (e depois é derrubada por ela).(Ap 17:3-6, 15-18).


Bem espero ter esclarecido o texto e caso você queira que sua pergunta seja respondida deixe aí nos comentários, fique com Deus e até mais.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d