Em mateus 23:27 Jesus acusa os fariseus e saduceus de sepulcros caiados. E o que exatamente essa expressão significa, é o que veremos no vídeo de hoje.
Os fariseus eram uma classe de judeus extremamente religiosa e legalista. Eles sempre procuravam aparentar santidade e faziam questão de serem observados nas suas práticas ritualísticas, para serem reconhecidos como pessoas extremamente espirituais, mais santas do que os outros, mas Deus conhece os corações e o coração do homem caído não apenas está morto como apodrecido. O capítulo 12 do evangelho de Lucas diz que o fermento dos fariseus é a hipocrisia e por essa hipocrisia, Cristo os chama de sepulcros caiados.
Bem caiado significa revestido com cal, coberto com uma substância branca e o próprio texto explica que Jesus usou essa expressão porque eles aparentavam ser belos por fora, mas por dentro estavam mortos e cheio de impurezas.
Na época de Cristo as tumbas eram pintadas de branco para que elas fossem facilmente reconhecidas e prevenir assim, que os judeus tocassem nelas e ficassem cerimonialmente impuros como estabelece números 19:18. Ainda hoje na Palestina judeus e muçulmanos tingem seus túmulos de branco, uma clara herança cultural.
E fica o alerta para nós. Não devemos buscar santidade para que os homens nos vejam, mas devemos procurar nos santificar de forma prática e progressiva em Deus e para Deus, que é o único que vê os corações.
Comentários
Enviar um comentário