Em marcos 2:22 Jesus afirma que. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres. O que essa parábola significa é que veremos no vídeo de hoje.
Bem, para entendermos o que Jesus estava dizendo temos que entender o que são odres.
Odres são peles de animais confeccionadas na forma de um saco para armazenar líquidos, como vinho, por exemplo. Quando o Odre era novo, poderia-se colar tanto vinho velho quanto vinho novo ou suco de uva. Já o odre velho apenas vinho velho, mas não vinho novo. Porquê?
Bem o vinho novo ou suco de uva ao ser guardado, naturalmente passa pelo processo de fermentação como falamos no vídeo sobre vinho:
. Á medida em que o suco fermentava, liberava gases que, por não ter por onde escapar, aumentava a pressão interna do odre, esticando, assim, o couro. Se o odre for novo ele terá elasticidade suficiente para resistir a expansão dos gases, mas se o odre for velho fatalmente rasgará e ambos o vinho e o odre se perderão.
O que isso significa? Bem o odre velho é o velho homem. O odre novo é o novo homem a nova criatura aquele que recebeu a Cristo. O vinho novo são as coisas do Senhor.
O velho homem não compreende as coisas do Senhor, ainda que tente com toda sua capacidade intelectual. É por isso que vemos fariseus, pessoas que conheciam a palavra de Deus, a todo momento perseguindo Jesus e seus discípulos ao invés de se sentar com ele e desfrutar a presença do Senhor, eles eram odres velhos, não conseguiam ver o que estava diante dos seus olhos, o próprio Senhor! Por outro lado, temos odre novo, o novo homem que tem a mente de Cristo e está apto a entender as coisas espirituais. Não significa que ele vai entender tudo de cara, mas o espírito o convencerá da sua miséria e da necessidade de um salvador e as demais coisas entenderá, ao longo de sua caminhada cristã. Em outras palavras, o homem só entende as coisas de Deus se nascer de novo. Isso está totalmente de acordo com o que diz 1 Co 2:14-16:
"Ora, O HOMEM NATURAL não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas O QUE É ESPIRITUAL discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Co 2:14-16).
Maravilhoso não? O espírito nos lava com a água da Palavra e nos torna aptos a entender o que não conseguiríamos por nós mesmos. Bem, Por esse vídeo é isso, dúvida nos comentários, fique com Deus, até mais.
Comentários
Enviar um comentário