Para responder essa pergunta devemos saber o qual a diferença entre suco de uva e vinho. E a única diferença é o tempo. Mas como assim o tempo? Todo vinho um dia já foi suco de uva, quer dizer, a uva era colhida Após colhidas eram prensadas primeiro com os pés (pisar os frutos, permitia espremê-los bem delicadamente no lagar (que era uma espécie de piscina onde o suco se armazenava).
Depois havia mais uma prensagem usando pedras, mas o vinho produzido assim ficaria com um sabor mais amargo, por causa do esmagamento dos caules e das sementes.
Após esse processo, o suco de uva era armazenado, a grande questão é que em poucos dias os organismos presentes no suco começam a fermentá-lo e o transforma em vinho esse era um processo inevitável até, no século XIX, Louis Pasteur inventar a pasteurização que é um processo que destrói os microrganismos responsáveis pela fermentação.
Então hoje nós temos condições de ter suco de uva armazenados por longos períodos sem virar vinho, mas nos tempos bíblicos, isso não era possível, por isso podemos concluir que o vinho da bíblianão era suco de uva.
Olhando para bìblia vemos que Paulo, por exemplo, escreve para os coríntios exortando-os a não se embriagar com o vinho da ceia.
1 Co 11:21 "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se".
E há na verdade diversas outras passagens que indicam que o vinho bíblico não era suco de uva mas também há diversos alertas na bíblia quanto a embriagar-se, o que faria qualquer crente zeloso ter receio quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Mas isso é assunto para outro vídeo, por esse vídeo é isso, fique com Deus, até mais.
Comentários
Enviar um comentário