Avançar para o conteúdo principal

O vinho na bíblia tinha álcool?

          


            Para responder essa pergunta devemos saber o qual a diferença entre suco de uva e vinho. E a única diferença é o tempo. Mas como assim o tempo? Todo vinho um dia já foi suco de  uva, quer dizer, a uva era colhida Após colhidas eram prensadas primeiro com os pés (pisar os frutos, permitia espremê-los bem delicadamente no lagar (que era uma espécie de piscina onde o suco se armazenava).

            Depois havia mais uma prensagem usando pedras, mas o vinho produzido assim ficaria com um sabor mais amargo, por causa do esmagamento dos caules e das sementes.

            Após esse processo, o suco de uva era armazenado, a grande questão é que em poucos dias  os organismos presentes no suco começam a fermentá-lo e o transforma em vinho esse era um processo inevitável até, no século XIX, Louis Pasteur inventar a pasteurização que é um processo que destrói os microrganismos responsáveis pela fermentação. 


            Então hoje nós temos condições de ter suco de uva armazenados por longos períodos sem virar vinho, mas nos tempos bíblicos, isso não era possível, por isso podemos concluir que o vinho da bíblianão era suco de uva.


            Olhando para bìblia vemos que Paulo, por exemplo, escreve para os coríntios exortando-os a não se embriagar com o vinho da ceia. 

1 Co 11:21 "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se".


            E há na verdade diversas outras passagens que indicam que o vinho bíblico não era suco de uva mas também há diversos alertas na bíblia quanto a embriagar-se, o que faria qualquer crente zeloso ter receio quanto ao consumo de bebidas alcoólicas. Mas isso é assunto para outro vídeo, por esse vídeo é isso, fique com Deus, até mais.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d