Os salmos 1 estabelece princípios que são verdadeiros para todos aqueles que temem ao Senhor. Todavia, ele é direcionado ao remanescente fiel de judeus que se encontrará cercado de pessoas em revolta contra Deus na grande tribulação.
A propósito, sempre quando você ler o velho testamento saiba que As promessas registradas eram para um povo terreno, Israel, e os gentios associados a esse povo. As promessas de Deus para a Igreja são as que encontramos nas epístolas, e são espirituais e celestiais.
Então os salmos 1 Apresenta os traços morais desse remanescente piedoso e os procedimentos governamentais de Deus, pelos quais os iníquos serão julgados e os piedosos estabelecidos em bênçãos sobre à Terra durante o reinado de Cristo no Milênio. Essas características morais são vistas com toda a perfeição em somente Cristo, então, apesar de o Salmo não se referir diretamente a Cristo, ele apresenta Cristo Moralmente.
Então, nós vemos nesse primeiro verso os impios em uma posição até elevada possuindo um conselho, sua própria maneira de conduzir seus planos e eles se sentam à vontade num lugar de poder, desdenhosos da autoridade de Deus. E vemos o homem bem-aventurado que não tem parte com as facilidades que uma vida impia pode trazer.
Vemos no verso 2 que essa separação não é meramente externa, mas é acompanhada de uma vida privada de devoção a Deus às coisas do Senhor. Ele tem prazer nas coisas de Deus e medita dia e noite, quer dizer continuamente.
Verso 3:
Pois, será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.
E esse homem é como uma árvore que tira o Seu sustento do Senhor e essa dependência o leva a uma vida frutífera e tudo quanto fizer prospera. Isso aponta para o Senhor Jesus não é mesmo, ele prosperou em tudo que fez, mas o sucesso de Cristo é totalmente diferente do sucesso do mundo. O sucesso do mundo é dinheiro, fama, poder, coisas que para o Senhor não é nada diante do que ele é. Cristo teve sucesso ao se entregar na cruz pelos seus e proporcionar salvação e vivificação aqueles que já estavam mortos, salvação a todo aquele que crer.
E aquele que é salvo também prosperá com toda sorte de bençãos aqui na Terra? Não! Toda sorte de bençãos nas regiões celestiais. Que é muito melhor do que qualquer benção terrena que você pode pensar! Isto está em Efésios 1:3.
A partir do verso quatro temos uma situação que estabelece um princípio importante de que devemos aguardar a intervenção de Deus que virá no momento oportuno. No presente, pode parecer que o homem mau está prosperando e o temente a Deus está sofrendo e pode parecer que o governo de Deus está falhando. Então será visto que os ímpios não permanecerão no julgamento; ao passo que os piedosos serão estabelecidos e entrarão na congregação dos justos.
(v. 6), mas enquanto a justiça de Deus não é estabelecida a alma piedosa tem o conforto da aprovação secreta do Senhor. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos e aquilo que o Senhor aprova permanecerá - o que o Senhor não aprovar perecerá.
Comentários
Enviar um comentário