O salmo 2, embora não seja um dos mais conhecidos é não apenas bonito, mas é um dos salmos que mais falam aos nossos dias e aos dias futuros, pois ele anuncia o estabelecimento do reinado de Cristo que ocorrerá no milênio. Mas antes disso, haveria momentos de oposição e perseguição e é exatamente nesse cenário que nos encontramos no primeiro verso.
1Por que os gentios se amotinam e os povos intrigam em vão?
2Os reis da terra preparam seus ardis e, unidos, os governantes
conspiram contra o SENHOR e contra o seu Cristo,
proclamando: 3“Façamos em pedaços os seus laços,
sacudamos para longe de nós seus vínculos!”
Vemos aqui um cenário onde há uma amotinação, um motim, intriga, conspiração. Contra quem? Contra o Senhor e contra o seu Cristo. Essa é a versão king James, mas em outras versões vai aparecer “contra o ungido” porque Cristo significa o ungido.
Vemos aqui as nações amontoadas em oposição a Deus e a Cristo. E oposição ou rebeldia é justamente a definição de pecado que encontramos em 1 joão 3:4. Então vemos o mundo afundado em pecado se voltando contra as coisas de Deus. E esse momento aconteceu no cenário da crucificação onde Herodes, pilatos, os Judeus e os Gentios se uniram para rejeitar e perseguir a Cristo. E mesmo após O Senhor Jesus morrer e ressurtir vemos a Igreja, que é o corpo de Cristo passar por perseguição. E a perseguição a Igreja se estende até os nossos dias e continuará até que o Senhor retorne.
E é justamente nesse ponto onde vemos os versos 4 e 5:
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Psa 2:5 Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá.
Saímos de um mundo em revolta nos primeiros versos para a soberania de Deus nos céus representada aqui pelo riso de Deus. Por muito tempo Deus vem falando em graça e longanimidade, mantendo-se silencioso diante da rebelião do homem à sua autoridade. Mas Deus, contudo, não tem sido indiferente a todo esse pecado e iniquidade. O silêncio de Deus será quebrado e quando Deus falar sera com sua ira e todo homem será silenciado em terror.
Nos versículos 7 e 9, podemos ouvir o decreto de Deus a respeito de Cristo. O decreto nos diz sobre a glória de Sua Pessoa, a extensão de Sua herança e a grandeza de Seu poder. O homem disse: "Não é este o carpinteiro, o filho de Maria?" Deus, contudo, diz: Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei. 8Pede, e Eu te darei as nações como herança, os confins da terra como tua propriedade. 9Tu as regerás com cetro de ferro, como um vaso de oleiro as espatifarás”.
Embora seja verdade que o Espírito de Deus aplica os três primeiros versículos à rejeição do homem a Cristo na Cruz, o desenvolvimento total dessa rejeição ainda está no futuro. O salmo prevê o dia em que a verdadeira Igreja de Deus foi removida da terra. Conheça mais sobre o arrebatamento:
. Então as nações se unirão para rejeitar a autoridade de Deus, e o céu zombará de seus esforços. Então, também, o evangelho do Reino será proclamado antes que o julgamento caia sobre as nações. Aqueles que receberem este evangelho serão preservados para a bênção milenar se você sair de salmos para Ap 14: 6-7, poderá conferir a profecia do apóstolo João sobre esse momento.
O salmo 2 é muito lindo e enche o nosso coração de alegria e esperança por saber que Deus não ignora o sofrimento e injustiça que ocorre no mundo, mas Ele é longânimo, paciente com o pecador, porém um dia virá trazer juízo a maldade e trazer alegria e paz aos que o receberem. Por esse vídeo é isso, dúvidas e sugestões nos comentários, fique com Deus, até mais.
Comentários
Enviar um comentário