Avançar para o conteúdo principal

Salmos 23, explicado!!!



            Salmos 23, o mais conhecido e amado de todos os Salmos. Mas o estudo desse salmo para muitos cristãos pode ser surpreendente porque ele não é sobre a ovelha e sim sobre o pastor, isso mesmo esse é um salmo messiânico, um salmo que nos falam profeticamente de Cristo. Mas como assim? Bem vamos ler o texto.

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. 

 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 


            O livro de salmos foi escrito antes da vinda de Cristo, mas em João 10:11 Ele  diz:  Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Então Cristo é o pastor e observe que Davi diz "Ele me faz deitar ... Ele guia ... Ele refrigera." 

            O consolo do Salmo 23 não está no que o Senhor dá, mas no próprio Senhor. É um salmo sobre o pastor e não sobre a ovelha ou sobre as bençãos que ela recebe. O Bom Pastor (e Cristo é assim para nós, o bom pastor) restaura a alma e nos conduz nos caminhos da justiça por amor do Seu nome. A bênção depende do que Ele é, não do que temos dentro de nós, isso é a Graça. Repare que o “nada te faltará” faz referência ao fato que vc terá tudo o que precisa para concluir a sua missão de ser ovelha. Quando a ovelha diz nada me faltará ela não está pensando que vai ter uma Ferrari ou uma mansão, não, ela não precisa de nada disso e o que ela precisa pode ter certeza que o pastor irá prover. Bem, Continuando o texto:


Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. 

 

            Apesar do conforto que o pastor dá a suas ovelhas vemos que há inimigos a enfrentar. E no caso da Igreja a luta não é contra a carne ou sangue e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Isto é, mesmo em meio a inimigos e adversidades da vida  Tenho uma mesa preparada pelo próprio Senhor na qual me banqueteio na presença deles. Pois, o próprio Cristo é o pão da vida. Ele unge a minha cabeça com óleo que é simbolo do Espírito do Santo, o consolador que nos consola não apenas durantes as dificuldades, mas nos capacita e nos encoraja a passar por elas. E como isso é precioso para o cristão! A nossa alegria não depende das circunstâncias, só depende do Senhor. Isso é um paralelo direto ao que diz Romanos 8:


            Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

36

Como está escrito:

"Por amor de ti enfrentamos

a morte todos os dias;

somos considerados

como ovelhas

destinadas ao matadouro".

37

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.


            Somos mais que vencedores, mais que vencedores por Cristo Jesus. Entende? é por isso que mesmo em meio a tribulação nós nos alegramos, mesmo em meio a perda de um familiar querido confiamos no Senhor, mesmo em meio a falta de emprego somos dele, mesmo em meio às perseguições nos regozijamos e dizemos, o Senhor é meu pastor e nada me faltará. Por que cremos num Pastor que é poderoso para fazer a aprovação passar e se não passar ela nos fortalecerá e irá glorificar o Santo nome do Senhor.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d