A origem de satanás não é totalmente conhecida, mas Ezequiel 28:12-19 se refere indiretamente a ele. O texto o descreve como um querubim cobridor que era revestido das mais lindas e perfeitas pedras preciosas, ele era repleto de saber e magnífico em beleza e perfeito em seus caminhos até que o orgulho inflou-lhe o coração e iniquidade foi achada nele. Satanás significa adversário, adversário de Deus e dos homens. Ao longo da história enganou Eva no Éden (Apo. 20:2). Foi o grande adversário do povo de Deus 1 Cro. 21:1. Tentou Jesus no deserto e é hoje adversário dos santos e da humanidade em geral. Ele tenta neutralizar o efeito do evangelho, levando a boa semente lançada no coração do homem como registra a parábola do semeador. (Mat. 13) e também cegando o entendimento dos descrentes para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus 2º Cor 4:4. Anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1º Pedro 5:4) e seria capaz de até mesmo transfigurar-se em anjo de luz 2º Cor. 11:14.
Todavia o poder da morte que estava nas mãos de Satanás foi anulado por cristo na cruz, os santos são orientados contra suas artimanhas e Deus proveu, os seus, armaduras para resistir as ciladas do inimigo e uma espada espiritual, a palavra de Deus, arma mais penetrante que espada alguma de dois gumes que penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12
Além disso, o poder dele vai até onde Deus permitir como vemos no livro de Jó. O senhor resgata pelo evangelho quem ele quiser e as garras de satanás não podem conter a mão de Deus. Os cristãos podem ser tocados por ele apenas com permissão de Deus como disciplina para o bem do disciplinado. Este foi o caso do espinho na carne de Paulo que era mensageiro de Satanás para esbofeteá-lo para que ele não se inflasse devido as maravilhosas coisas que Deus o revelou no 3 céu e cometesse o mesmo pecado de Satanás.
A bíblia revela que a punição pelos seus terríveis intentos, virá. Durante o milênio, período em que Cristo reinará na Terra sobre os judeus ele será trancado no abismo depois será solto por mais um período e finalmente lançado no lago de fogo, um lugar preparado para ele e seus anjos.
Comentários
Enviar um comentário