Uma besta colossal e terrível, cuja força vai além de qualquer tentativa humana de exercer domínio sobre ela. Nenhuma arma seria efetiva contra ela e até mesmo o mais corajoso homem ficaria aterrorizado diante do Leviatã. Essa é minha descrição um pouco dramática, confesso, de um animal tanto curioso quanto poderoso descrito na bíblia.
Mas o que é o Leviatã? Bem, a bíblia apresenta descrições nas quais as mais emblemáticas são jó 41:01-10 e Isaías 27:1.
Na primeira passagem vemos que o crocodilo é um forte candidato a leviatã, pois tem uma couraça difícil de ser rompida por arpões e anzóis. A tradução JFAA até traduziu leviatã como crocodilo, mas considerando que a passagem fala de um animal impossível de ser domado pelo homem, particularmente não acredito que nenhum animal que conhecemos se encaixe na descrição. Mas veja que o objetivo do texto não é lhe apresentar uma nova espécie de animal, mas fazer contraste entre o poder de Deus e seus feitos com a pequenez de Jó e do homem em geral.
Quanto a Isaías a descrição é usada para tipificar Satanás, onde outra vez, temos um ser de grande poder, descrito para ressaltar algo que Deus fará ou é capaz de fazer.
Temos ainda outra referência em salmos 104:26 onde as expressões vasto e imenso mar, peixes grandes e navios poderiam indicar basicamente qualquer besta marinha, uma baleia talvez.
Por isso, podemos concluir que a intenção da bíblia ao citar Leviatã não é lhe apresentar um novo animal, animal este que talvez só existiu no folclore ou imaginário popular da época, mas a verdadeira intenção é ressaltar o poder infinito de Deus capaz de um dia exterminar todo o mal representado por Satanás, o leviatã de Isaías. Será um dia maravilhoso, em que não haverá choro ou dor, onde os salvos habitarão para todo sempre com o senhor Jesus Cristo.
Comentários
Enviar um comentário