Avançar para o conteúdo principal

Jejum na bíblia

 



O que é jejuar? Via de regra jejum na bíblia é se abster de algo geralmente comida. 


William MacDonald comenta:


"Jejuar é privar-se da gratificação de qualquer apetite físico. Pode ser voluntário, como em Mt 6:16-17, ou involuntário (At 27:33; 2 Co 11:27). No NT está associado à tristeza (Mt 9:14-15) e oração (Lc 2:37; At 14:23). Nestas passagens (Mt 6:16-18) o jejum é acompanhado de oração num reconhecimento da sinceridade em se discernir a vontade de Deus.


Bem o Jejum é um aliado da oração, enquanto a oração expressa a nossa dependência a Deus o Jejum comunica o desapego as coisas naturais por um período de tempo, ainda que essas coisas não sejam pecados em si. 


Há diversas menções ao jejum na palavra de Deus, tanto no novo quanto no velho testamento, mas o jejum deveria ter espaço na vida dos crentes atualmente? Se sim, como jejuar? Com que frequência?


Sim, vemos que há base no novo testamento para a prática do jejum já que vemos Paulo e Barnabé jejuando e orando em sua primeira viagem missionária.(At 13:1-3)


A grande questão é como deve ser esse Jejum? Pois, sabemos que o Jejum pode ser feito errado como é o caso da ímpia Jezabel. Ela também decretou um jejum em nome de seu marido Acabe, para dar um ar de religiosidade ao homicídio que estava prestes a cometer. Então o Jejum que a princípio é uma coisa boa pode ser feito de forma errada e pelos motivos errados.


Vemos em Jesus, a instrução para que o Jejum não seja uma devoção vazia como a dos fariseus, que extrapolavam!Ele diz:

 "E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

Porém, tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,

para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará."(Mt 6:16)

 

Também vemos aqui que o Jejum é um exercício individual do crente  e não há suporte no novo testamento para conclamar um jejum nacional ou mesmo um jejum das assembleias, pois de novo, o jejum é um exercício individual do crente que deve mantê-lo em secreto com Deus.

 

William MacDonald diz que:

 

O jejum não tem qualquer mérito no que diz respeito à salvação, e nem dá a um cristão uma posição especial diante de Deus. Ele é valioso em épocas de crise quando se deseja discernir a vontade de Deus. E tem seu valor em promover a auto-disciplina. Jejuar é uma questão entre o indivíduo e Deus e deveria ser feito apenas com o desejo de agradar a Deus. Ele perde o seu valor quando é uma obrigação vinda de fora ou feito com o objetivo de se exibir." (W. MacDonald)

 

jejuar definitivamente não é proibido hoje, e é encorajado pelo

exemplos que vimos na Palavra de Deus. Não pode haver uma regra para o jejum, pois nem no Velho, nem no Novo Testamento foi um comando direto Para nós, jejuar deve ser um exercício pessoal na presença do Senhor, e isso inclui também a duração do jejum. Não pode haver uma regra de quantas horas devemos jejuar como vemos alguns estabelecerem por aí.

 

Bem por esse vídeo é isso, espero ter ajudado se inscreva canal, fique com Deus até mais.

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mulher santifica o marido? O que significa Santificação relativa ou provisória?

  No último vídeo explicamos que santidade significa  “ser separado”, separado para Deus. Explicamos também que existem basicamente 3 conceitos de santificação.  Santificação absoluta ou posicional que é a santificação obtida por cristo na cruz, tornamo-nos santos a partir do momento que o aceitamos. Essa santificação, não se perde e nem pode ser melhorada. Há também a Santificação progressiva ou prática que é resultado de o crente buscar aperfeiçoar a santidade em sua vida de forma prática. É um exercício diário e contínuo na vida do crente. Para que você possa compreender melhor eu fortemente recomendo que assista a esse vídeo: E hoje trataremos do terceiro tipo que é Santificação relativa ou provisória.   Esse aspecto da santificação tem a ver com pessoas sendo colocadas em um lugar limpo na Terra por meio da separação, sem necessariamente ter um trabalho interior de fé em sua alma. Ou seja, a pessoa ainda que não creia em cristo pode ser santificada, isto é, separada provisoriamen

5 provas de que A igreja não passará pela Grande tribulação? |Estudo da Grande Tribulação PART 2|

Guerras e rumores de guerras..., nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome e terremotos em vários lugares… sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.  Esse é um recorte de Mateus 24, o texto fala da grande Tribulação. OK, mas afinal o que é a grande tribulação? Para resumir A “grande tribulação” (Mt 24:21) Também é chamada de “a angústia de Jacó” (Jr 30:7), “o tempo de angústia” (Dn 12:1), e “a hora da tentação” (Ap 3:10) é um período de 1.260 dias (Ap 11:3, 12:6) e refere-se à terrível perseguição que será dirigida ao fiel remanescente judeu durante a segunda metade da 70ª semana de Daniel (Dn 9:27). Ok mas vc está dizendo que os crentes não passarão por esse período Terrível? Exatamente e aqui vão 5 motivos pelos quais a igreja não vai passar pela grande tribulação onde o 5º motivo é exatamente as 70 semanas de Daniel.  Arrebatamento x aparição de Cristo. Vejamos esses dois versículos: Mat 24:30  Então, aparecerá no céu o

Panorama do livro de RUTE |esboçando a bíblia|

  Você sabe, a bíblia é uma coleção de livros que podem ser dividido em categorias. Os primeiros 5 livros se chamam pentateuco que é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou cinco livros mesmo, já estudamos todos esses e vc pode encontrá-los na playlist que estará nos cards e descrição.  A próxima categoria é chamada de livros históricos. E porque se chamam assim?  Porque contam a história de Israel. Mas, na verdade, a história dos Hebreus já estava sendo contada desde o Pentateuco então a melhor definição é que eles se chamam históricos porque contam a história de Israel a partir da chegada em Canaã.   Entre os históricos estudamos o livro de Josué e no último vídeo fizemos o panorama do Livro dos Juízes, você também pode encontrá-los nos cards bem como na descrição do vídeo. Nesse vídeo de Juízes Mencionamos que foi tempos de ruína para Israel. Eles tinham acabado de entrar na terra prometida e deram as costas para as ordenanças de Deus e não expulsaram os povos d