O que é jejuar? Via de regra jejum na bíblia é se abster de algo geralmente comida.
William MacDonald comenta:
"Jejuar é privar-se da gratificação de qualquer apetite físico. Pode ser voluntário, como em Mt 6:16-17, ou involuntário (At 27:33; 2 Co 11:27). No NT está associado à tristeza (Mt 9:14-15) e oração (Lc 2:37; At 14:23). Nestas passagens (Mt 6:16-18) o jejum é acompanhado de oração num reconhecimento da sinceridade em se discernir a vontade de Deus.
Bem o Jejum é um aliado da oração, enquanto a oração expressa a nossa dependência a Deus o Jejum comunica o desapego as coisas naturais por um período de tempo, ainda que essas coisas não sejam pecados em si.
Há diversas menções ao jejum na palavra de Deus, tanto no novo quanto no velho testamento, mas o jejum deveria ter espaço na vida dos crentes atualmente? Se sim, como jejuar? Com que frequência?
Sim, vemos que há base no novo testamento para a prática do jejum já que vemos Paulo e Barnabé jejuando e orando em sua primeira viagem missionária.(At 13:1-3)
A grande questão é como deve ser esse Jejum? Pois, sabemos que o Jejum pode ser feito errado como é o caso da ímpia Jezabel. Ela também decretou um jejum em nome de seu marido Acabe, para dar um ar de religiosidade ao homicídio que estava prestes a cometer. Então o Jejum que a princípio é uma coisa boa pode ser feito de forma errada e pelos motivos errados.
Vemos em Jesus, a instrução para que o Jejum não seja uma devoção vazia como a dos fariseus, que extrapolavam!Ele diz:
"E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Porém, tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,
para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará."(Mt 6:16)
Também vemos aqui que o Jejum é um exercício individual do crente e não há suporte no novo testamento para conclamar um jejum nacional ou mesmo um jejum das assembleias, pois de novo, o jejum é um exercício individual do crente que deve mantê-lo em secreto com Deus.
William MacDonald diz que:
O jejum não tem qualquer mérito no que diz respeito à salvação, e nem dá a um cristão uma posição especial diante de Deus. Ele é valioso em épocas de crise quando se deseja discernir a vontade de Deus. E tem seu valor em promover a auto-disciplina. Jejuar é uma questão entre o indivíduo e Deus e deveria ser feito apenas com o desejo de agradar a Deus. Ele perde o seu valor quando é uma obrigação vinda de fora ou feito com o objetivo de se exibir." (W. MacDonald)
jejuar definitivamente não é proibido hoje, e é encorajado pelo
exemplos que vimos na Palavra de Deus. Não pode haver uma regra para o jejum, pois nem no Velho, nem no Novo Testamento foi um comando direto Para nós, jejuar deve ser um exercício pessoal na presença do Senhor, e isso inclui também a duração do jejum. Não pode haver uma regra de quantas horas devemos jejuar como vemos alguns estabelecerem por aí.
Bem por esse vídeo é isso, espero ter ajudado se inscreva canal, fique com Deus até mais.
Comentários
Enviar um comentário