No monte sinai é onde Moisés recebe a lei bem como instruções concernentes ao tabernáculo e onde se passa todo o livro de Levítico, assista ao panorama de Levítico:
E finalmente O livro de números nos leva do Monte Sinai para as planícies de Moabe, junto ao rio Jordão, bem próximo a Canaã, a terra prometida. Mas antes da benção vem as provações do deserto.
Aliás, fazendo um paralelo à vida cristã, primeiramente temos êxodo que representa redenção, livramento do poder do pecado depois temos Levítico que é a adoração e santificação e em números nós temos o serviço ou caminhada Cristã com todos os seus percalços e dificuldades.
O quarto livro da bíblia inicia com os preparativos para a partida do Sinai (isto você encontra nos capítolos de 1-9);
Nos capíulos 10 a 12 acompanhamos a jornada dos Hebreus do Sinai para Cades-Barneia, nas fronteiras de Canaã. Nesse momento eles estavam realmente bem próximo de alcançar a terra prometida, até que algo acontece.
12 espias foram enviados para levantar informações a respeito da terra de Canaã. Eles vasculham a terra prometida por 40 dias e ficam tão impressionados com a fertilidade da região quanto decepcionados com os moradores que lá haviam e disseram: “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós…”(isto está em Num. 13:31), porém dois dos espiões mantiveram-se firmes, confiantes de poder conquistar a terra que Deus lhes havia prometido, eram eles, Josué e Calebe (cap. 13).
Então no cap14 o povo tinha uma decisão a ser feita se juntar a Josué e Calebe e confiar em Deus e em sua promessa de possuir a terra que mana leite e mel ou se seguir os 10 homens de pouca fé em sua incredulidade. E adivinhe qual foi a escolha dos hebreus… Exato, eles deram mais ouvidos aos 10 incrédulos do que aos dois homens de Deus... o povo escolheu retroceder e houve apostasia – “Levantemos um capitão, e voltemos ao Egito” eles disseram;
Por conta da rebelião, Deus castiga o povo a peregrinar pelo deserto e promete que apenas os jovens entrariam na Terra prometida, além de Josué e Calebe. Então, ao invés de pegar esse caminho mais fácil o Senhor os fez andar em círculo), caminhada que durou 40 anos, um ano para cada dia que os 12 espiões percorreram a terra de Canaã.
Mas os propósitos de Deus para o seu povo era Canaã, não o deserto, apesar da infidelidade do povo os propósitos de Deus permanecem inalterados é por isso que em um período de 40 anos o Senhor continuou operando milagres, e cuidando do povo. Prova disso é que as vestes e sandálias deles não se desgastaram e no capítulo 15 o Senhor lhes entrega algumas das leis das ofertas a serem realizadas quando entrassem na Terra prometida.
Durante esses quarenta anos eles passam realmente por muitos percalços. Enfrentaram a rebelião de Corá, O Senhor resolve essa rebelião fazendo brotar flores no cajado seco de Arão e pune os rebeldes. Nós contamos essa história com um pouco mais de detalhes nesse vídeo sobre o tabernáculo onde explicamos que o cajado de arão era um dos elementos que estavam dentro da arca da aliança. No capítulo 20, Miriam, a querida irmã de moisés que foi usada por Deus para o coloca-lo numa cesta para ser encontrado pela filha de faraó, acaba morrendo. Somado a isso o povo sente sede e se revolta. Deus manda moisés falar para a rocha jorrar água. Ao invés disso Moisés dá uma bronca no povo e duas cajadadas na rocha, demonstrando altivez e falta de fé. O Senhor vendo o coração altivo de Moisés o impede de entrar na Terra prometida. Além disso, Arão, o outro irmão de Moisés e sumo sacerdote, morre. E esses três eventos mostram que essa foi a fase mais dolorosa para Moisés. Perdeu seus irmãos e teve a entrada para Canaã negada. Mas isso não o impediu de continuar a trabalhar para o Senhor. Eles lutam contra o rei Arad, vencem o rei arad. O povo se revolta novamente, o Senhor manda serpentes, o povo se arrepende. Debaixo de muitas batalhas e revoltas, Israel chega a planície dos Moabitas. Mas o povo que havia chegado, não era o mesmo povo que havia saído do Egito, todos os que na época tinham mais de vinte anos ficaram para trás devido à desobediência. E é exatamente aqui onde termina o livro de Números e começa o livro de Deuteronômio. Por esse video é isso, dúvidas e sugestões nos comentários e te vejo no panorama de Deuteronômio.
Comentários
Enviar um comentário