Gentio na bíblia geralmente não se refere ao ato de ser cordial e amável, mas usualmente se refere a qualquer povo que não seja Israel. Para ser mais específico no velho testamento (Gênesis 10:5; 14:1; Neemias 5:8) todo aquele que não era judeu era considerado gentio e no novo testamento (Lucas 2:32; Atos 26:17-20; Rom. 1:14-16; 9:24) geralmente a palavra se refere mais a gregos e romanos, como se eles fossem uma espécie de representantes dos povos que não eram judeus.
Deus ergueu um muro entre os judeus e os gentios, que na morte de Cristo foi derrubado para os crentes, "para fazer em si dos dois um novo homem" (Ef 2:14). “Não há judeu nem grego ... Porque todos sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:28). Assim o judeu que se converte passa a se tornar corpo de Cristo assim como o gentio convertido.
E esse muro só foi derrubado para os Cristãos, mas o Senhor ainda trata e tratará com gentios e judeus descrentes separadamente. Em outras palavras Na atual dispensação os chamados por Cristo são tirados dentre judeus e gentios para formarem a Igreja. Judeus, gentios e Igreja são as três classes de pessoas que hoje Deus enxerga no mundo, como o apóstolo Paulo revela nesta passagem: “Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus” (1 Co 10:32).
Comentários
Enviar um comentário